Pergaminhos: como fazer?

Já pararam para pensar como fazer um pergaminho para sua aventura medieval? Lendo uma postagem do blog do Neco sobre missões secundárias, ele falou sobre fazer um mural com missões alternativas  para os jogadores enfrentarem entre missões mais importantes. Pois bem, em algum momento da vida eu fui criar um mapa para uma campanha e quis fazer em pergaminho, como a internet não era o que é hoje naquela época, tive que inventar uma receita.

A primeira etapa consiste em pegar uma folha de ofício e escrever o que deseja (ou desenhar, no caso de um mapa). A escrita deve ser feita em caneta preta, pois fica meio estranho um pergaminho feito em tinta azul. Também é possível fazer uma impressão, no caso de sua impressora não ser daquelas que a tinta borra estupidamente. Enfim, se for imprimir, deixe secar um pouco antes de avançar. Ainda no caso da impressão sugiro usar fontes como Monotype Corsiva para manuscritos e Old English Text para textos “oficiais” como cartazes de procurado do governo local. Até aqui o seu resultado vai ser mais ou menos este:

O  próximo passo é fazer uma solução de café, isso mesmo, você só vai precisar de água e café. Pegue um copo, coloque um fundo de água e umas três colheres de café (eu uso café solúvel granulado, não tenho certeza se com outros cafés o resultado vai ser o mesmo).

Vai ficar mais ou menos assim:

Em seguida você, para não desperdiçar café, pega um prato (uma forma é melhor, mas gasta mais café, sem falar que eu sou preguiçoso e faço com o que está mais à mão, que é o prato) e coloca sua folha com as escritas dentro. Aí, você derrama o café de maneira que molhe toda a folha. Cuidado nessa etapa, o papel rasga muito fácil (alguns rasgos ficam bons, mas muitos não).

Aqui, se você tiver um microondas, vai facilitar tudo, senão o processo vai ser lento. Tire o excesso de café do prato (escorra de volta para o copo, você pode voltar a precisar) e coloque no microondas por vinte segundos (pelo amor de deus, não coloquem uma forma de metal no microondas e não ponha mais de vinte segundos por vez pois o papel pode ressecar e podem ficar bolhas e outras bizarrices, vão por mim, já errei tudo que dava pra errar até chegar a esta receita).

Caso ainda esteja molhado, repita o processo até o papel ficar apenas úmido. Caso você não disponha de um microondas.. bom.. deixe secar no sol.. Passado este momento, se a pigmentação ficar muito homogênea (muito lisinha) volte à etapa anterior (por isso falei pra guardar o café). Por fim, você coloca o papel, que está úmido para secar no sol (isso se você usou o microondas). Se o resultado lhe satisfizer, está pronto, caso não, volte para a etapa de molhar mais até que fique manchado o suficiente. Pode ocorrer de as imagens desbotarem se você exagerar no sol (como aconteceu com a do exemplo). O resultado vai ser esse depois do microondas:

E esse depois do sol:

Agora você pode finalizar queimando as bordas, mas isso não é obrigatório. Esta etapa também inspira cuidados, uma vez que se o fogo descontrolar, você perde todo o trabalho que teve até agora (não pensaram que eu ia fazer um sermão sobre cuidados com fogo, pensaram?).

Depois disso, vai ficar assim:

Ainda se pode pingar cera de vela sobre o papel. Acenda a vela e pingue algumas gostas sobre o papel (afinal, para escrever de noite as pessoas precisavam de velas!). A cera seca muito rápido, e quando isso acontecer, mexa com o papel até que a cera quebre e caia, deixando as manchas. As manchas de cera dão um pouco de transparência ao papel.
Outra coisa que pode ser feita seguindo a mesma base é a confecção de cartas. Para envelhecer o papel é o mesmo processo que você fez até aqui. Use uma folha de ofício pela metade, escreva (ou imprima) o que desejar:

Depois é só dobrar o papel e fazer um lacre de cera de vela. A dobradura é muito simples, você dobra o papel assim:

E depois assim:

E pinga a vela sobre a dobradura:

Até ficar assim:

Quando os seus jogadores receberem a carta, ou qualquer outro papel, ficarão muito mais impressionados do que se tivessem simplesmente recebido uma folha de caderno com garranchos ou uma folha de ofício branca com letras rebuscadas. Enfim, por hoje é isso, aproveitem.

Bena
Esse post foi publicado em Benaduce, Dicas, Pergaminho, RPG. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Pergaminhos: como fazer?

  1. Benaduce disse:

    Gracias velho, gastei toda a minha manhã fazendo essa postagem ^^Grande abraço

  2. Amondelys disse:

    Que isso Bena! Muito foda sua postagem! Acho que vou tentar na próxima sessão.

  3. milena disse:

    Amei pro meu trabalho de arte esta otimo !!!!

  4. thainara disse:

    mas e o cheiro do café ?

  5. Gi disse:

    Bena, achei o máximo! Estava procurando isso. Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s