Bardo Entrevista: Marcelo Dior da Terceira Terra

A última da primeira série de entrevista que promovemos aqui n’O Bardo. Quer ver o seu nome por aqui? Mande suas respostas ao questionário para nós (para mim na verdade, guilhermebenaduce@hotmail.com). Enquanto isso, fique com o professor Marcelo Dior da Terceira Terra.

Marcelo Dior é professor de inglês, comunicação e internet, joga RPG desde 1994 e, como quase todo mundo, começou com D&D. Hoje joga de...1. DADOS 

1.1. Nome: Marcelo Dior 

1.2. Apelido: – 

1.3. Ocupação: Professor de história no ensino Fundamental e Básico, professor de inglês para adultos, podcaster (não que isso dê dinheiro). 

1.4. Cidade: Ribeirão Preto, SP 

2. VIDA DE RPGISTA

2.1. Trajetória no RPG: Comecei a jogar com 14 anos, quando eu e meus irmãos ganhamos a caixa do D&D da Grow de Natal. Já tinha uma ideia de que RPG era um tipo de jogo bem diferente do que estava acostumado, mas só pude jogar ao ganhar um, porque na cidade onde morava, bem pequena, não haviam jogadores.

2.2. O que faz atualmente em relação o RPG: Administro um portal com 12 podcasts, 75% deles sobre RPG, escrevo para dois blogs sobre o tema, um em Português e outro em Inglês, e jogo RPG num parque público, quase todo Domingo, para que transeuntes vejam o jogo e parem para perguntar o que é (para isso, o D&D, com suas fichas, miniaturas, mapas e montes de dados coloridos, ajuda muito). 

2.3. Costuma acompanhar blog sobre RPG? Sim. 

2.3.1. Caso sim, quais? Eu assino o feed do 4eBlogs.com, que centraliza vários blogs sobre Dungeons & Dragons. Também ouço cerca de 10 podcasts sobre RPG (desses, apenas dois tratam de D&D). 

2.3.2. Caso não, que outras mídias costuma utilizar: – 

2.4. Mesa, live-action ou eletrônico? Mesa. 

2.5. RPG preferido, por quê? D&D. Não sei, acho que é porque é o jogo que melhor foca na ação e no combate, com regras simples e fáceis de pegar. Não é pelo estilo fantástico, acho que é pela tradição que o jogo tem, e de onde frequentemente bebe. 

2.6. RPG que menos gosta, por quê? A antiga série Storyteller. Acho o sistema profundamente falho, e essas falhas são escondidas pelo pretexto (completamente falacioso, em minha opinião) que gente “adulta não precisa de regras” para jogar RPG. Mas o novo sistema, Storytelling, é muito bom! 

3. PREFERÊNCIAS 

3.1. Escritor: David Eddings, Anne McAffrey, Larry Niven, Tom Clancy. 

3.2. Livro: A Caçada ao Outubro Vermelho, Red Storm Rising (Tom Clancy), Dragonsong (Anne McAffrey), The Mote In God’s Eye (Larry Niven & Jerry Pournelle), Parque dos Dinossauros (Michael Crichton), The Redemption of Althalus (David & Leigh Eddings). 

3.3. Filme: Saara (2005), O 13º. Guerreiro (1999), Doom (2005). 

3.4. Música: Iron Man: Armored Adventures Theme Song (Rooney), We Are the Freds, Stand Up For the Champions (Right Said Fred), Go West (Pet Shop Boys), Magic Carpet Ride (Steppenwolf), Transylvania, When Two Worlds Colide (Iron Maiden), Metaphor (In Flames), Only Happy When It Rains (Garbage), Something Special (DePhazz), Under Pressure (David Bowie & Queen), Kung Fu Fighting (Carl Douglas), Maria (Blondie), Aquí Estaré, El Ángel Caído, (Avalanch), Back in Black, Highway to Hell (AC/DC). 

3.5. Personagem: Conan o Bárbaro, Jack Ryan, John Clark, Hellboy, Capt. Kirk. 

3.6. Passatempo: Ler, mestrar RPG. 

3.7. Gosta de? Vodca, espaguete. 

3.8. Não gosta de? Calor. 

4. FECHAMENTO 

4.1. O que pensa do RPG hoje no Brasil: É um mercado que poderia estar se desenvolvendo através de RPGs próprios, e não de traduções — traduções são sempre mais caras que suas contra-partes em inglês e o público nunca terá o suficiente.

——–//——-
Quer mais sobre ele? Acesse: Terceira Terra
Bena
Esse post foi publicado em Benaduce, Entrevistas, Terceira Terra. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s