O Melhor do Primeiro Ano do Bardo – RPG de Mesa – D&D parte 1





Uma das postagens que mais rendeu comentários foi de autoria do Alisson. É natural pensar que se deve ao fato de se referir a um clássico. O clássico não é nada mais, nada menos, que D&D, o precursor do RPG. Confiram a primeira parte desta série que tratou dos RPGs narrativos.



Dungeons & Dragons, ou tambem como ficou conhecido mundialmente D&D é um RPG de Fantasia Medieval,. Desenvolvido pelas mentes brilhantes de Gary Gaygax e Dave Amerson, e publicado pela primeira vez em 1974 nos Estados Unidos.

Vale lembrar também que aqui no Brasil a empresa responsável pelo lançamento de D&D foi a GROW, e ele vinha com o livro, com os personagens em papercraft e um mapa quadriculado para montar as Dungeons.

O estilo de RPG D&D ja possui hoje 4 versões, e originalmente era um jogo muito simples de se jogar e também de se mestrar, pois era necessário apenas possuir uma boa imaginação(que não era um grande problema, visto que naquela época as pessoas não tinham tanta apego por aparelhos e coisas que inibem a imaginação como a TV e a internet), a também não podemos esquecer do pequeno e seleto grupo de amigos que estaria disposto a perder suas tardes naquela empreitada de certa forma estranha.

Na primeira versão de D&D o jogo era bem mais simples, pois contavamos com as classes basicas que são:

Guerreiro
Ladino
Mago
Clerigo

e as Raças:

Humano
Anão
Elfo
Hobbit(originalmente era para ser Hobbit mesmo, mas por questões judiciais o nome teve que ser alterado para Halfling)

E também não se subia até niveis muito absurdos pois o nível máximo era 5, e as crônicas não eram muito extensas, pois não contávamos com uma quantidade muito grande de monstros a disposição do mestre, se bem me lembro eram cerca de 50 a 60 monstros no total que o livro descrevia.

Desde seu lançamento, D&D dominou a indústria americana de RPG. Em no ano de 1977, que começou a divisão de aguas, e aqui que se separavam os Homens das Crianças, pois ocorreu o lançamento do AD&D (Advanced Dungeons & Dragons), uma versão mais complexa e com muito mais regras e possibilidades.

MAs isso é pra proxima semana….

Pra quem estiver curioso em dar uma lida no Livro de D&D 1º edição pode baixar desse link.
Esse post foi publicado em Alisson, Benaduce, Estilos de RPG, Republicações, RPG. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s